terça-feira, 19 de maio de 2020

Boletim COVID-19 - Presidente Kennedy classificado como risco alto para o coronavírus em novo mapeamento do governo do Espírito Santo


Como informamos anteriormente, o Governo do Espírito Santo tem utilizado uma nova ferramenta para ajudar no enfrentamento ao coronavírus no estado. Trata-se de um mapeamento de risco a nível municipal, cujos critérios epidemiológicos foram estabelecidos com base na orientações de estudos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e das orientações do Ministério da Saúde

O mapeamento, instituído pelo Decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020, estabelece 4 níveis de risco, em caráter crescente de gravidade: risco baixo, moderado, alto e extremo. Para cada nível de classificação, o município deverá adotar ações que englobam medidas sociais, medidas para estabelecimentos comerciais, para o transporte público coletivo e para os limites municipais.

A atualização do enquadramento dos municípios nos níveis de risco é semanal, publicado por ato do secretário de Estado da Saúde. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, “Se o município tiver poucos casos, mas a rede de saúde que atende a sua região estiver com 90% de uso, esse município passará ao nível de risco alto. Caso a rede de saúde estadual esteja com 90%, todos os municípios da região passarão ao nível de risco extremo”.

O mapeamento publicado no dia 25 de abril classificou o município de Bom Jesus do Norte como risco alto, como divulgamos em uma postagem, que pode ser lida clicando aqui. Na atualização mais recente do mapa, divulgada na última sexta, dia 15, a cidade de Presidente Kennedy recebe a classificação de risco alto.

Fonte: SECOM/ES

Presidente Kennedy classificado como risco alto

A primeira confirmação de COVID-19 no município aconteceu no dia 16 de abril, e nas três semanas seguintes o crescimento da contaminação ocorreu de forma lenta, pois de acordo com os dados divulgados nos boletins diários emitidos pela prefeitura municipal, no dia 7 de maio a cidade possuía apenas 8 casos confirmados.

A partir do dia 8, entretanto, o número de casos confirmados aumentou consideravelmente, resultando no total de 106 casos até o dia 19 de maio. Acompanhe a curva de crescimento no gráfico abaixo:


De acordo com um vídeo publicado pela prefeitura municipal em suas redes sociais, o aumento ocorreu devido à aquisição de 2 mil testes rápidos para diagnóstico da COVID-19 que foram adquiridos pelo município, com o objetivo de diagnosticar os profissionais que trabalham diariamente no enfrentamento ao coronavírus e de pessoas que mantiveram contato direto com paciente que tenha testado positivo para o COVID-19. Até o dia 16 de maio, a prefeitura já havia realizado quase 800 testes.

Para orientar o uso dos testes, a prefeitura publicou uma portaria conjunta das secretarias municipais de Administração, Saúde e a Procuradoria Geral do Município orienta como utilizar esse recurso. De acordo com a portaria:

“Os Testes Rápidos Sorológico para detecção do novo coronavírus (COVID-19) poderão ser realizados nos Servidores Públicos Municipais e terceirizados que estejam desenvolvendo as suas atividades de forma presencial e Usuários do Sistema Único Municipal de Saúde, enquadrados nos critérios a seguir:

I - Profissionais de Saúde;
II - Profissionais de Segurança Pública;
III - Servidores da Defesa Civil do Município;
IV - Demais Servidores Públicos Municipais e terceirizados cujas atividades sejam consideradas essenciais pelos Gestores das pastas;
V - Pacientes enquadradas nas normas técnicas emitidas pelos órgãos estaduais e federais”.

Municípios vizinhos classificados como risco moderado

De acordo com o decreto que instituiu o mapeamento de risco, "além dos indicadores levados em consideração na avaliação de risco, os Municípios subirão um nível na classificação de risco se forem limítrofes a Município com classificação mais grave" e, por este motivo, Mimoso do Sul, Marataízes, Itapemirim e Atílio Vivácqua foram classificados como risco moderado. Além destes, Bom Jesus do Norte, Apiacá e São José do Calçado permanecem classificados como risco moderado.

Como afirmamos no primeiro boletim COVID-19 sobre o avanço da doença nos municípios da Bacia do Itabapoana, é preciso levar em consideração o dinamismo que existe entre estas cidades, cuja movimentação entre as sedes municipais e inúmeros distritos pode ajudar na expansão do vírus com muita rapidez.

Como a atualização do mapa de risco é semanal, em breve traremos novas notícias sobre a região.

Para mais informações, acesse:

Decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020 - Institui o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências.

Portaria nº 068-R, de 19 de abril de 2020 - Dispõe sobre o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19), instituído pelo Decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020, e dá outras providências.

Para acessar o mapa, clique aqui.

Para acessar toda a legislação relativa às medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus no estado do Espírito Santo, clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário