domingo, 26 de abril de 2020

Boletim COVID-19 - Mapeamento de risco produzido pelo governo do Espírito Santo classifica Bom Jesus do Norte/ES como um município de risco alto para o coronavírus.


O Governo do Espírito Santo divulgou na última semana uma nova ferramenta para ajudar no enfrentamento ao coronavírus no estado. Trata-se de um mapeamento de risco a nível municipal, cujos critérios epidemiológicos foram estabelecidos com base na orientações de estudos realizados pela Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e das orientações do Ministério da Saúde

O mapeamento, instituído pelo Decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020, estabelece 4 níveis de risco, em caráter crescente de gravidade: risco baixo, moderado, alto e extremo. Para cada nível de classificação, o município deverá adotar ações que englobam medidas sociais, medidas para estabelecimentos comerciais, para o transporte público coletivo e para os limites municipais.

A atualização do enquadramento dos municípios nos níveis de risco será semanal, publicado por ato do secretário de Estado da Saúde. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, “Se o município tiver poucos casos, mas a rede de saúde que atende a sua região estiver com 90% de uso, esse município passará ao nível de risco alto. Caso a rede de saúde estadual esteja com 90%, todos os municípios da região passarão ao nível de risco extremo”.

Bom Jesus do Norte/ES classificado como risco alto

No primeiro mapa de risco, publicado no dia 19 de abril, os municípios classificados como alto risco faziam parte da Região Metropolitana da Grande Vitória, como Cariacica, Serra, Viana, Vitória e Vila Velha, e de seu entorno, como Alfredo Chaves. Mas já na sua primeira atualização, que ocorreu no dia 25, o município de Bom Jesus do Norte passou a fazer parte desta lista, como pode ser observado abaixo:


Apesar de pequeno e de estar localizado longe dos grandes centros, Bom Jesus do Norte já possui 8 casos confirmados da COVID-19 e outros 11 em investigação, segundo boletim emitido pela prefeitura municipal. Em uma postagem feita no facebook da prefeitura, o prefeito Marquinhos Messias se mostrou preocupado com a classificação do município e disse que irá se reunir com sua equipe para tomar as medidas necessárias. De acordo com o governo estadual, as medidas que devem ser adotadas são:



De acordo com o decreto que instituiu o mapeamento de risco, "além dos indicadores levados em consideração na avaliação de risco, os Municípios subirão um nível na classificação de risco se forem limítrofes a Município com classificação mais grave" e, por este motivo, Apiacá e São José do Calçado foram classificados como risco moderado. Cabe lembrar que os municípios possuem 3 e 2 casos confirmados, respectivamente.

Como afirmamos no primeiro boletim COVID-19 sobre o avanço da doença nos municípios da Bacia do Itabapoana, é preciso levar em consideração o dinamismo que existe entre estas cidades, cuja movimentação entre as sedes municipais e inúmeros distritos pode ajudar na expansão do vírus com muita rapidez. Em Bom Jesus do Itabapoana/RJ, município vizinho, já são 8 casos confirmados e uma morte.

Como a atualização do mapa de risco é semanal, em breve traremos novas notícias sobre a região.

Para mais informações, acesse:

Decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020 - Institui o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19) e dá outras providências.

Portaria nº 068-R, de 19 de abril de 2020 - Dispõe sobre o mapeamento de risco para o estabelecimento de medidas qualificadas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (COVID-19), instituído pelo Decreto nº 4636-R, de 19 de abril de 2020, e dá outras providências.

Para acessar o mapa, clique aqui.

Para acessar toda a legislação relativa às medidas de prevenção e combate ao novo Coronavírus no estado do Espírito Santo, clique aqui.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário