segunda-feira, 13 de abril de 2020

Boletim Coronavírus 12/04 - Acompanhe as notícias sobre os 18 municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana



Quase dois milhões de pessoas já foram contaminadas pelo coronavírus em todo o mundo desde o início da pandemia, que ocorreu na China, em dezembro do ano passado. Desde a sua chegada no Brasil, a doença já contaminou mais de 22 mil pessoas e levou outras 1.223 à morte, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde.

Com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre nossa região, a partir de hoje, 13 de abril, publicaremos semanalmente um boletim sobre a situação do coronavírus nos 18 municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana. Normalmente, as notícias são veiculadas levando em consideração a situação estadual ou das regiões de cada estado. Entretanto, a Bacia do Itabapoana é formada por municípios de três estados - RJ, ES e MG - e possui uma dinâmica própria de movimentação entre eles, que não reconhece as fronteiras estaduais e municipais. Assim, entender tais dinâmicas é fundamental para entender a disseminação da doença nessa região.

Os dados apresentados aqui foram compilados a partir das informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e de notícias veiculadas por jornais da região.

Como pode ser observado no gráfico e na tabela apresentados abaixo, até o momento, os municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana já somam 21 casos confirmados e 2 mortes, além de mais de 70 casos suspeitos. 


(Muitos municípios não estão divulgando informações completas sobre a COVID-19, por isso a tabela não está completa. Mais informações serão adicionadas conforme disponibilidade)

A seguir, será apresentado um breve panorama da situação em cada estado. Informações detalhadas sobre cada município serão feitas nas próximas postagens.

Rio de Janeiro
(Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes, Porciúncula, São Francisco do Itabapoana e Varre-Sai)

Campos dos Goytacazes foi o primeiro município da Bacia do Itabapoana a registrar um caso confirmado, em 23 de março (leia o comunicado da Prefeitura). Hoje, o município tem 14 casos confirmados, além de 23 suspeitos. A Prefeitura Municipal tem divulgado diariamente em suas redes sociais um boletim atualizado com informações sobre novos casos (para acessar, clique aqui). Já o município de Bom Jesus do Itabapoana foi o primeiro da região a registrar uma morte em decorrência da COVID-19, no último dia 10. O primeiro caso confirmado foi notificado em 7 de abril, e segundo o último boletim emitido pela prefeitura, o município possui 4 casos atualmente.

São Francisco do Itabapoana e Porciúncula possuem um caso confirmado em cada cidade, que foram registrados na última semana, enquanto Varre-Sai é o único município sem casos suspeitos ou confirmados da doença, de acordo com o levantamento da Secretaria de Saúde do Estado. O site da prefeitura não está disponibilizando noticias atualizadas sobre o assunto, sua última publicação é do dia 17 de março, e faz referência às medidas adotadas pela prefeitura para conter o avanço da doença. 

Espírito Santo
(Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy e São José do Calçado) 

Dos municípios capixabas que que fazem parte da Bacia do Itabapoana, apenas São José do Calçado possui um caso confirmado. A confirmação foi feita em vídeo pelo próprio prefeito, José Carlos de Almeida, na página da prefeitura no Facebook. Casos suspeitos foram notificados em Apiacá, Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Muqui e Presidente Kennedy, e aguardam o resultado dos exames para confirmação ou não destes casos. Já Guaçuí, Divino de São Lourenço e Dores do Rio Preto ainda não possuem casos suspeitos nem confirmados.

Minas Gerais 
(Alto Caparaó, Caiana, Caparaó e Espera Feliz)

Já em Minas Gerais, na região onde nasce o rio Itabapoana, a situação está um pouco mais tranquila. De acordo com um levantamento realizado pelo G1, apenas os municípios de Espera Feliz e Caiana tem casos suspeitos, enquanto Caparaó e Alto Caparaó ainda não possuem nenhuma notificação. Apesar de não ter casos confirmados, os municípios mineiros já estão tomando providências para conter o avanço da COVID-19 na região, como o isolamento social e o fechamento de serviços não essenciais.

Na próxima segunda, dia 20 de abril, voltaremos com mais um boletim mostrando a evolução da doença em nossa região. Até lá, siga as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde e respeite o isolamento social. Para mais informações, consulte o cartaz abaixo, produzido pelo Ministério da Saúde.


Atenção: O gráfico, a tabela e o mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário