Bacia do Itabapoana

Da nascente, no Parque Nacional do Caparaó, entre Minas e o Espírito Santo, até sua foz atlântica, o rio Itabapoana delimita a fronteira entre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, integrando aspectos naturais, culturais, econômicos e políticos da região.


A Bacia do Itabapoana está localizada na Região Sudeste e abrange, total ou parcialmente, a área de 18 municípios, dos quais nove pertencem ao Estado do Espírito Santo, cinco ao Estado do Rio de Janeiro e quatro ao Estado de Minas Gerais. A Bacia está inserida na região hidrográfica do Atlântico Sudeste e apresenta uma pequena extensão territorial, drenando uma área de aproximadamente 4.875,46 km². Seu rio principal possui uma extensão de 220 km, tendo como formadores o rio São João, que nasce no sudeste de Minas Gerais, e o rio Preto, que nasce na Serra do Caparaó, e deságua no Oceano Atlântico, em Barra do Itabapoana. No seu trajeto forma inúmeras quedas d'água e cachoeiras, dentre as quais pode-se destacar a Cachoeira da Fumaça, Cachoeira do Inferno e a Cachoeira de Rosal.

(Fonte: Projeto Managé)

A Bacia do Itabapoana é dividida em três microrregiões:

- Alto Itabapoana - caracterizado pelo predomínio de quedas d’água e corredeiras tanto no rio principal como em seus afluentes. É composto pelos municípios de Alto Caparaó, Caparaó, Caiana, Espera Feliz (Minas Gerais), Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço (Espírito Santo);

- Médio Itabapoana - região pré-montanhosa com relevo predominante de colinas e rios encaixados, com presença marcante de alvéolos de dimensões variadas. É formado por Guaçuí, São José do Calçado, Bom Jesus do Norte, Apiacá (Espírito Santo), Porciúncula, Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapoana (Rio de Janeiro);

- Baixo Itabapoana - Caracteriza-se pela presença de extensas planícies aluviais, frequentemente inundadas por ocasião do período de chuvas, com grande potencial de água subterrânea nos aquíferos sedimentares. É composto pelos municípios de Muqui, Mimoso do Sul, Presidente Kennedy (Espírito Santo), São Francisco do Itabapoana e Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro).

Segundo dados do último Censo (IBGE, 2010), os municípios que compõem a Bacia do Itabapoana possuem uma população total de 722.833 habitantes.

Fonte: IBGE (2010)

A bacia tem sua atividade produtiva representada pelos serviços urbanos e por atividades do setor primário, especialmente aquelas ligadas ao café, à pecuária leiteira, à produção de cana-de-açúcar e à fruticultura tropical. Destacam-se também outras atividades industriais, como as cerâmicas/olarias, a costrução civil e a extração e beneficiamento de mármore, granito e outras pedras ornamentais.

Estima-se que cerca de 85% de toda a área da bacia seja dominada por pastagens e culturas, o que representa um alerta de desmatamento em áreas de Mata Atlântica.
Comentários
0 Comentários