sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Movimento ambientalista de Bom Jesus se reúne com vereadores na Câmara Municipal de Bom Jesus

Na última sexta, dia 30 de julho, representantes do movimento ambientalista de Bom Jesus se reuniram com alguns vereadores na Câmara Municipal, para dialogar sobre a instalação de novas usinas hidrelétricas no rio Itabapoana. Mas é importante ressaltar que não foi uma Sessão Ordinária da Câmara, mas uma reunião agendada a pedido do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Infelizmente, embora tenha sido agendada pelos próprios vereadores, um número muito pequeno dos nossos representantes se fez presente na reunião: Léo Chambão, Clerinho, Léo do Gás, Toinzinho, Samuel e Marcelinho.

Participaram do encontro, também, membros da ONG REDI, do Conselho Municipal do Meio Ambiente de Bom Jesus do Itabapoana, da Secretaria de Esportes de Bom Jesus do Norte, Coordenador de Meio Ambiente de Mimoso do Sul e representantes de universidades da região, como o Instituto Federal Fluminense e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

Na ocasião, apresentamos a situação crítica em que se encontra o rio Itabapoana, por conta da operação de cinco usinas hidrelétricas, além de apresentar os impactos sobre a vida aquática e a atividade pesqueira. Por outro lado, foram apresentadas propostas de desenvolvimento sustentável para a região, como o investimento em esportes radicais, como o rafting, e o agroturismo.




Aproveitando a oportunidade, e buscando criar canais de diálogo com a Câmara, protocolei um pedido de realização de audiência pública para debater a instalação de novas usinas hidrelétricas no rio Itabapoana, incluindo as PCHs Bom Jesus e Saltinho do Itabapoana. A solicitação foi feita em nome da Profª Drª Simonne Teixeira, coordenadora da Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, grupo de pesquisa vinculado à Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro/UENF e que atua há mais de 15 anos na região.

Abaixo, você pode acessar o documento protocolado:


Vamos acompanhar o pedido e ficar de olho nos debates que ocorrem na Câmara!

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário