segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Após repercussão negativa e críticas dos vereadores, Luciara Amil busca o protagonismo na luta contra PCHs no rio Itabapoana

Nas últimas semanas, a Vereadora Luciara Amil tem sido alvo de críticas por parte do movimento ambientalista de Bom Jesus e região, por conta de seu posicionamento na ausência do debate sobre a possível instalação das PCHs Saltinho do Itabapoana e Bom Jesus. Na tarde de ontem, a vereadora adicionou novos elementos à sua narrativa durante uma live em suas redes sociais. Durante cerca de 30 minutos, Luciara se colocou como defensora do rio Itabapoana e apresentou aos seguidores cópias de ofícios que foram protocolados por ela no IBAMA, ANA, IPHAN  e ANEEL.

Após as pesadas críticas que recebeu dos vereadores na última sessão da Câmara (veja [aqui]), realizada no dia 19 de agosto, é perceptível que estes ofícios buscam abrandar a situação da vereadora, já que os mesmos foram protocolados no dia 20 de agosto!

Infelizmente, a vereadora, que agora tenta se redimir, perdeu a oportunidade de dar voz ao movimento ambientalista, negando diversas tentativas de diálogo com a ONG REDI, a Associação de Moradores de Calheiros (ADRUC) e o grupo de pesquisa Officina de Estudos do Patrimônio Cultural, vinculado à UENF. Sobre este último, eu mesmo, enquanto pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa, aguardo há mais de duas semanas que alguém me responda por qual motivo o requerimento foi rejeitado, além de ainda não ter sido informado sobre quais documentos são necessários para protocolar um novo pedido (para entender o caso, leia [aqui]).

Na mesma direção, o posicionamento declarado neste domingo exclui os demais vereadores do debate, e um documento que poderia ser assinado por todos, é enviado apenas em nome da Vereadora.

Por sorte, estamos atentos e não vamos deixar que ninguém roube o protagonismo da nossa luta! Muito menos que tentem enganar a população criando falsas narrativas em redes sociais! Temos todas as tentativas de diálogo documentadas, e-mails não respondidos e pedidos sem resposta, para que nunca seja esquecida a forma como a Presidente da Câmara tem agido de forma autoritária, antidemocrática e desrespeitosa com os cidadãos a quem deveria representar.

Veja abaixo a cópia do ofício protocolado no IBAMA:



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário