No dia 15 de agosto de 2021, a Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana realizou uma luxuosa Sessão Solene em comemoração ao aniversário do município, contando com a participação de diversos deputados e senadores, além da presença do Governador do Rio de Janeiro.
Durante sua fala, o Deputado Federal Júlio Lopes enfatizou que foi alertado pela Vereadora Luciara Amil de que seria melhor evitar o assunto, mas optou por fazer a infeliz defesa da instalação de novas PCHs no rio Itabapoana, afirmando que elas podem trazer desenvolvimento para a região. Assista no vídeo abaixo:
Após sua fala, Júlio Lopes recebeu uma homenagem das mãos da Vereadora Luciara Amil, que afirmou possuir uma amizade com o deputado desde a época em que o pai dela era vereador no município. Consta no Diário Oficial da União que, entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, Luciara exerceu o cargo de Secretária Parlamentar do deputado.
Outro ponto que merece ser registrado é o envolvimento do deputado em alguns escândalos, já que recentemente ele está sendo investigado pela Polícia Federal na nova fase da operação Lava Jato, por indícios de recebimento de R$ 14 milhões de propina da Odebrecht e Fetranspor quando foi secretário de Transportes na gestão Sérgio Cabral. Para mais informações, clique [aqui], [aqui] e [aqui].
É lamentável que uma solenidade do município seja usada de palanque político a favor das PCHs, quando a maioria da população rejeita estes empreendimentos. Além disso, é bom lembrar que o movimento ambientalista vem tentando dialogar com a Câmara, mas infelizmente não obteve o mesmo sucesso que o Deputado...
Após a repercussão negativa causada pela fala do deputado, a vereadora divulgou um vídeo dizendo que todas as opiniões devem ser respeitadas... Torcemos para ela coloque em prática suas próprias palavras e respeite a opinião do povo, que há meses se manifesta contra a construção das PCHs Saltinho do Itabapoana e Bom Jesus.
Além do vídeo, a vereadora publicou um ofício solicitando que seja realizada uma audiência pública para debater a instalação de mais PCHs no rio Itabapoana, mas, curiosamente, o ofício também sugere uma lista de nomes de que devem comparecer à audiência para apresentar "provas dos fatos imputados em desfavor desta signatária". Veja a íntegra do ofício abaixo:
O ofício será votado na Sessão Ordinária do dia 19 de agosto, quinta-feira.