segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Absurdo! Dep. Federal Julio Lopes defende instalação de mais PCHs no rio Itabapoana em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana

No dia 15 de agosto de 2021, a Câmara Municipal de Bom Jesus do Itabapoana realizou uma luxuosa Sessão Solene em comemoração ao aniversário do município, contando com a participação de diversos deputados e senadores, além da presença do Governador do Rio de Janeiro.

Durante sua fala, o Deputado Federal Júlio Lopes enfatizou que foi alertado pela Vereadora Luciara Amil de que seria melhor evitar o assunto, mas optou por fazer a infeliz defesa da instalação de novas PCHs no rio Itabapoana, afirmando que elas podem trazer desenvolvimento para a região. Assista no vídeo abaixo:


Após sua fala, Júlio Lopes recebeu uma homenagem das mãos da Vereadora Luciara Amil, que afirmou possuir uma amizade com o deputado desde a época em que o pai dela era vereador no município. Consta no Diário Oficial da União que, entre setembro de 2018 e fevereiro de 2019, Luciara exerceu o cargo de Secretária Parlamentar do deputado.

Outro ponto que merece ser registrado é o envolvimento do deputado em alguns escândalos, já que recentemente ele está sendo investigado pela Polícia Federal na nova fase da operação Lava Jato, por indícios de recebimento de R$ 14 milhões de propina da Odebrecht e Fetranspor quando foi secretário de Transportes na gestão Sérgio Cabral. Para mais informações, clique [aqui], [aqui] e [aqui].




É lamentável que uma solenidade do município seja usada de palanque político a favor das PCHs, quando a maioria da população rejeita estes empreendimentos. Além disso, é bom lembrar que o movimento ambientalista vem tentando dialogar com a Câmara, mas infelizmente não obteve o mesmo sucesso que o Deputado...

Após a repercussão negativa causada pela fala do deputado, a vereadora divulgou um vídeo dizendo que todas as opiniões devem ser respeitadas... Torcemos para ela coloque em prática suas próprias palavras e respeite a opinião do povo, que há meses se manifesta contra a construção das PCHs Saltinho do Itabapoana e Bom Jesus.

Além do vídeo, a vereadora publicou um ofício solicitando que seja realizada uma audiência pública para debater a instalação de mais PCHs no rio Itabapoana, mas, curiosamente, o ofício também sugere uma lista de nomes de que devem comparecer à audiência para apresentar "provas dos fatos imputados em desfavor desta signatária". Veja a íntegra do ofício abaixo:



É bom lembrar que a Audiência Pública é uma ferramenta de participação social que deve ser utilizada para debater assuntos de interesse público, e não interesses próprios. 

O ofício será votado na Sessão Ordinária do dia 19 de agosto, quinta-feira.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário