segunda-feira, 25 de maio de 2020

Boletim 7 (25/05/2020) - COVID-19 nos municípios da Bacia do Itabapoana


O boletim desta semana traz o alarmante número de 924 casos confirmados na região do Itabapoana, que representa um aumento de 39% em relação à semana anterior, além de 51 mortes. 

Nos destaques da semana, temos o município de Caparaó/MG, que registrou no dia 20 a primeira morte decorrente das complicações associadas ao coronavírus, sem ter nenhum caso confirmado da doença até a data. No boletim divulgado no dia anterior (19/05), constavam apenas 8 casos suspeitos. A situação atípica foi esclarecida em uma nota publicada pela prefeitura. Além deste, outros dois municípios confirmaram as primeiras mortes nesta semana, mas na porção capixaba da Bacia do Itabapoana: Muqui e Guaçuí, com duas mortes cada.

Assim como nos boletins anteriores, Campos/RJ continua sendo o município mais atingido da região, com 500 casos e 37 mortes, seguido por Presidente Kennedy/ES, com 130 casos e 2 mortes. Apesar do rápido crescimento no número de contaminados em nossa região, três cidades ainda não possuem casos confirmados: Dores do Rio Preto/ES, Caiana/MG e Alto Caparaó/MG.

Também devemos destacar que nesta semana atingimos a marca dos 400 curados, motivo que deve ser comemorado, mas não pode ser usado para afrouxar as regras de isolamento adotadas pelos municípios, já que, como pode ser observado no gráfico abaixo, a curva de crescimento ainda está muito forte. 




Como informado nos boletins anteriores, o número de testes realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, desta forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.

Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de JaneiroEspírito Santo e Minas Gerais.

O próximo boletim será publicado no dia 01 de junho. Além disso, também publicaremos na próxima semana o segundo boletim mensal, referente ao mês de maio.

Atenção: O gráfico, a tabela e o mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário