Dando seguimento nas publicações sobre a disseminação do coronavírus nos 18 municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana, publicamos hoje o primeiro boletim mensal, com informações sobre o mês de abril/2020.
O mês de abril, que começou com apenas dois casos confirmados, termina com 157 casos e 10 mortes, segundo informações divulgadas pelas prefeituras e secretarias estaduais de saúde. Mas é importante ressaltar que, como tem sido amplamente divulgado, o números podem estar subnotificados, já que a realização de testes no Brasil ainda é insuficiente.
Como pode ser observado no gráfico abaixo, o crescimento foi muito rápido. Os números em vermelho mostram o crescimento em relação à semana anterior.
Apesar do rápido crescimento, cade destacar que a distribuição dos casos não é uniforme em todos os municípios. Abaixo, apresentamos a situação em cada estado.
Rio de Janeiro
A porção fluminense da Bacia do Itabapoana é a mais atingida pelo coronavírus. Campos dos Goytacazes apresenta o maior número de casos confirmados e mortes, e apenas Varre-Sai ainda não possui casos confirmados.
Espírito Santo
Já na porção capixaba, os primeiros casos foram notificados apenas na segunda semana de abril. Guaçuí encabeça a lista de cidades mais atingidas, apesar de só ter confirmado o primeiro caso no dia 21, seguida por Bom Jesus do Norte e Presidente Kennedy.
Minas Gerais
A porção mineira é a que apresenta o menor índice de contaminação, com apenas 5 casos confirmados em Espera Feliz.
Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais, por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, e por notícias veiculadas por jornais da região.
Atenção: Os gráficos apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.