No quinto boletim semanal que analisa o avanço da COVID-19 nos municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana, registramos um total de 364 casos confirmados, um aumento de 84% em relação à semana anterior. Já o número de mortes, que vinha apresentando uma taxa lenta de crescimento, dobrou desde a última semana, chegando aos 20 mortos no dia de hoje.
Outros destaques deste boletim são os municípios capixabas de Muqui e Divino de São Lourenço, que confirmaram seus primeiros casos nesta semana, restando apenas Dores do Rio Preto sem casos confirmados na porção capixaba da Bacia do Itabapoana. Ainda sobre o Espírito Santo, merece destacar o aumento significativo no número de contaminados no município de Presidente Kennedy, que tinha 7 casos na semana passada e hoje já atingiu as 43 confirmações.
Na porção fluminense da Bacia do Itabapoana, Campos dos Goytacazes continua sendo o município mais afetado, com 197 confirmados, 16 mortes e mais de 550 casos suspeitos. Minas Gerais continua sendo a região menos atingida, com apenas 5 casos confirmados em Espera Feliz.
Como informado nos boletins anteriores, o número de teste realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, dessa forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.
Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
O próximo boletim será publicado dia 18 de maio.
Atenção: O gráfico, a tabela e o mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.