No primeiro boletim semanal do mês de maio, os municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana somam 198 casos confirmados, um aumento de 92% em relação à semana anterior. Já o número de mortes tem crescido a um ritmo lento, dois casos registrados a cada semana, desde que começamos a realizar este mapeamento.
Nesta semana, foram registrados os primeiros casos nas cidades de Varre-Sai/RJ e Mimoso do Sul/ES, enquanto Campos dos Goytacazes/RJ, que teve seu primeiro caso confirmado em 23 de março, se consolida como a cidade mais atingida, registrando um total de 120 casos e 7 mortes. A porção mineira da Bacia do Itabapoana continua sendo a menos atingida, com apenas 5 casos confirmados em Espera Feliz.
Como informado nos boletins anteriores, alguns municípios ainda não adotaram a prática de emitir boletins diários sobre a situação da doença, o que dificulta a atualização da tabela acima. Além disso, como vem sendo amplamente divulgado pela mídia, o número de teste realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, dessa forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.
Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
O próximo boletim será publicado dia 11 de maio.
Atenção: O gráfico, a tabela e o mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.