sábado, 16 de maio de 2020

Boletim COVID-19 - Campos decreta lockdown entre os dias 18 de 24 de maio


Campos ultrapassou nesta semana a marca dos 300 casos confirmados de COVID-19. Enquanto os casos crescem, as taxas de isolamento social diminuem, alcançando 40%, um dos piores índices do estado do Rio de Janeiro.

Em um vídeo publicado nas redes sociais do município, o Prefeito Rafael Diniz afirma que 100% dos leitos do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus estão ocupados, motivo que o levou a decretar lockdown a partir da próxima semana. Segundo ele, "Essa é uma das últimas medidas a serem adotadas, não há outra alternativa. Pessoas estão sendo infectadas, o vírus circula em áreas mais distantes do centro urbano. Nesta semana o número de casos teve um aumento considerável, perdemos vidas e os leitos da rede públicas já estão ocupados em quase sua capacidade máxima. É preciso que todos entendam e colaborem neste momento. Quem puder, fique em casa".

A medida, que tem como objetivo atingir a marca de 80% de isolamento, foi publicada hoje em uma edição extra do Diário Oficial, por meio do Decreto nº 100/2020.

Fonte: Prefeitura de Campos

Leia a nota publicada pela Prefeitura de Campos:

"A partir de segunda-feira (18) e, inicialmente até domingo (24), passa a vigorar medidas de lockdown em Campos como forma de conter a disseminação do novo coronavírus no município. Decreto que estabelece as normas de conduta foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município neste sábado (16). Na última semana, os casos da doença aumentaram mais de 50% e o número de mortos tem sido, em média, de um por dia. Ainda assim, o isolamento social em Campos é um dos menores do Estado do Rio — em torno de 40%, quando deveria ser 70%. A decisão pelo lockdown foi tomada nessa sexta-feira (15) em reunião do prefeito Rafael Diniz com o gabinete de crise das Forças de Segurança.

De acordo com o decreto, fica proibido a permanência e o trânsito em vias, parques, equipamentos, locais e praças públicas. Para garantir o cumprimento, haverá blitzen e bloqueios em vários pontos da cidade, incluindo distritos. Está proibida a permanência e o trânsito em vias, parques, equipamentos, locais e praças públicas, dentro do Município, entre 23h e 5h, com exceção dos profissionais e serviços de saúde, incluindo farmácias, forças de segurança, incluindo vigilantes, advogados no exercício da profissão, e situações de emergência.

Não estão proibidos deslocamentos por força de trabalho, para ida a serviços de saúde ou farmácias, para compra de alimentos, bem como para ida a estabelecimentos autorizados a atender ao público e, ainda, os profissionais, professores e pesquisadores das instituições de ensino e pesquisa que atuam em parceria com o Município para desenvolvimento de soluções para o combate à pandemia da Covid-19.  Para circulação nas ruas durante este período, será preciso comprovação por meio de carteira de trabalho, funcional, crachá, contrato de trabalho ou qualquer outro documento comprobatório. No Diário Oficial consta um modelo de documento que poderá ser preenchido e utilizado para o deslocamento.

Também entre 18 e 24 de maio, fica suspenso atendimento presencial ao público em estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço em funcionamento no Município, inclusive em bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres. Porém, a entrega de mercadorias em domicílio (delivery) está autorizada, ficando proibidos os sistemas de retirada no estabelecimento, como “Drive Thru” e “take away”.

Responsáveis por condomínios verticais e/ou horizontais deverão proibir aos moradores a utilização das áreas de uso comum, tais como, academias, quadras esportivas, piscinas, salões de festa, churrasqueiras, saunas e afins."


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário