quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Boletim 18 (10/08/2020) - COVID-19 nos municípios da Bacia do Itabapoana

O boletim desta semana traz o total de 7942 pessoas contaminadas e 346 mortes, um aumento de 9% e 7%, respectivamente, em relação à semana anterior. Foram 629 novos casos e 20 mortes confirmadas em apenas uma semana.

Ao contrário da semana passada, em que se registrou um queda no número de novos casos nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, nesta semana os número voltaram a subir. Apesar disso, a situação nos dois estados é bem diferente: na porção fluminense da bacia do Itabapoana, o número de novas contaminações tem se mantido elevado, mesmo com a queda observada em algumas semanas. Já na porção capixaba, o aumento observado esta semana ainda é pequeno se comparado às quatro semanas anteriores.

Em Minas o número de novos casos foi menor que na semana anterior, já que a situação parece estar sob controle nos municípios de Alto Caparaó, Caiana e Caparaó. Alem disso, a região ainda possui duas cidades que ainda não registraram mortes em decorrência da COVID-19: Ato Caparaó/MG e Divino de São Lourenço/ES.

Como mencionado no boletim da semana passada, diversos municípios da região estão saindo do isolamento social e retomando as atividades de comércio, fator que pode gerar uma nova onda de contaminações, como tem sido observado em outras cidade do Brasil e do mundo. Por isso, o aumento observado nesta semana, mesmo que pequeno, deve ser observado com atenção.







Como informamos nos boletins anteriores, o número de testes realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, desta forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.

Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de JaneiroEspírito Santo e Minas Gerais.

O próximo boletim semanal será publicado no dia 18 de agosto.

Atenção: Os gráficos, a tabela e  mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário