Iniciamos o mês de agosto com uma queda considerável no número de novos casos confirmados na Bacia do Itabapoana. No total, são 7.313 casos confirmados e 322 mortes
No Espírito Santo, o número de novas contaminações está diminuindo nas últimas quatro semanas. Em comparação à primeira semana de julho, quando foram confirmados 359 novos casos, a primeira semana de agosto traz um número três vezes menor. No estado do Rio a situação ainda é instável, já que o número de novas contaminações tem alternado entre quedas e picos, como pode ser observado no gráfico abaixo. Em Minas a situação permanece estável, apresentando um leve crescimento nas últimas duas semanas.
Com a diminuição dos casos, muitos municípios estão afrouxando as regras de isolamento social e liberando a abertura do comércios e de atividades não essenciais, fato que pode levar a uma nova onda de contaminação nas próximas semanas, como tem sido observado em outras cidades que adotaram essa mesma postura.
Como informamos nos boletins anteriores, o número de testes realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, desta forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.
Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
O próximo boletim semanal será publicado no dia 11 de agosto.
Atenção: Os gráficos e a tabela apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.