No boletim desta semana, trazemos o alarmante número de quase seis mil casos confirmados nos municípios da Bacia do Itabapoana. São 5.949 pessoas contaminadas e 234 mortes, um aumento de 14% em relação à semana anterior.
Para facilitar o entendimento sobre a situação da doença nos municípios, a partir desta semana vamos apresentar o gráfico "novos casos confirmados por semana". Como pode ser observado abaixo, a porção mineira da bacia vem se mantendo estável nas últimas três semanas, enquanto a porção capixaba tem sua segunda semana consecutiva com queda no número de confirmados. Já no estado do Rio de Janeiro, após o pico da semana do dia 06 de julho, o número de casos vem diminuindo, embora esta semana tenha tido mais casos que na semana anterior.
Como informamos nos boletins anteriores, o número de testes realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, desta forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.
Os dados apresentados aqui foram compilados a partir dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e por informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.
O próximo boletim semanal será publicado no dia 28 de julho.
Atenção: Os gráficos, a tabela e o mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.