segunda-feira, 20 de abril de 2020

Boletim 2 (19/04/2020) - COVID-19 nos municípios da Bacia do Itabapoana


Com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre a disseminação do coronavírus nos 18 municípios que fazem parte da Bacia do Itabapoana, publicamos hoje o segundo boletim semanal, com dados referentes ao dia 19 de abril (o boletim será publicado semanalmente, toda segunda-feira).

Nesta semana, o número de casos confirmados quase triplicou em relação à semana passada, totalizando 62 casos, sendo Campos dos Goytacazes o município com o maior número de contaminados, 40 no total. Entre os municípios que confirmaram casos pela primeira vez na última semana, estão: Espera Feliz/MG, Bom Jesus do Norte/ES e Presidente Kennedy/ES. O número de mortes em decorrência da doença passou de 2 para 4, sendo as duas novas mortes confirmadas nos municípios de Presidente Kennedy/ES e São Francisco do Itabapoana/RJ.



É preciso ressaltar que alguns municípios ainda não adotaram a prática de emitir boletins diários sobre a situação da doença, o que dificulta a atualização da tabela acima. Além disso, como vem sendo amplamente divulgado pela mídia, o número de teste realizados no Brasil ainda está muito abaixo do necessário, dessa forma, os números aqui apresentados podem estar subnotificados.

Os dados apresentados aqui foram compilados a partir das informações divulgadas pelas secretarias estaduais de saúde do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, dos boletins diários emitidos pelas próprias prefeituras municipais e de notícias veiculadas por jornais da região.

O próximo boletim será publicado dia 27 de abril. Enquanto isso, durante esta semana, vamos publicar aqui no O Itabapoanense as principais medidas adotadas pelos municípios para conter a expansão da COVID-19.

Atenção: O gráfico, a tabela e o mapa apresentados neste boletim podem ser livremente utilizados e compartilhados, desde que citada a fonte. Por favor, não retire o nome do blog das imagens.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário