segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Palestras e debates marcam o último dia do II Simpósio de Recursos Hídricos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana

O último dia do II Simpósio de Recursos Hídricos do Comitê do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana, realizado no dia 22 de novembro, no IFF campus Bom Jesus, foi marcado pela apresentação de palestras e intensos debates sobre a região. A abertura dos trabalhos contou com a presença do Presidente do Comitê, João Gomes, do Vice-presidente do Comitê e Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana, Evaldo Gonçalves, do Pro-Reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF, Profº Vicente Oliveira, e do Diretor de Pesquisa, Inovação e Extensão do campus Bom Jesus do Itabapoana do IFF, Profº Daniel Coelho. As falas iniciais destacaram a importância da realização deste simpósio para a aproximação do comitê com a região do Itabapoana e o papel das parcerias, como o IFF, para o bom desenvolvimento dos projetos.


Dando início ao ciclo de palestras, o Profº Ramon Petrilho, Mestre em Engenharia Ambiental, apresentou sua pesquisa, denominada "Avaliação Ambiental e Caracterização Físico-Química e Microbiológica das Nascentes de Bom Jesus do Itabapoana/RJ". Após apresentar as principais características da bacia hidrográfica e seu histórico de ocupação, sua fala abordou a degradação ambiental das nascentes de Bom Jesus, mostrando que das 24 nascentes analisadas em sua pesquisa, apenas 4% encontram-se preservadas.


Na sequência, apresentei a palestra "Exploração Hidrelétrica na Bacia do Rio Itabapoana: Impactos e Conflitos", trazendo dados sobre os primeiros inventários hidrelétricos produzidos na região até os dias de hoje, além dos impactos e conflitos decorrentes da instalação das PCHs. Por fim, apresentei um estudo de caso sobre a PCH Pedra do Garrafão, localizada no trecho final do rio Itabapoana, entre os municípios de Campos dos Goytacazes/RJ e Mimoso do Sul/ES.


A terceira palestra foi realizada pela Profª Antenora Siqueira, Assistente Social, Doutora em Planejamento e Desenvolvimento Rural e Sustentável e Profª da UFF/Campos. Em sua fala, a Profª abordou a atuação do Projeto Managé na Bacia do Itabapoana, entre os anos de 1996 e 2006, onde atuou como Vice-diretora. O projeto teve grande importância para o desenvolvimento da região, integrando os 18 municípios da bacia em torno da construção de uma agenda de desenvolvimento sustentável. Cabe ressaltar que o projeto foi reconhecido internacionalmente como um dos dez melhores programas de desenvolvimento da América Latina pela ONU, em 2003.


Após da fala da Profª Antenora, discutiu-se a necessidade de recuperação dos estudos produzidos pelo Projeto Managé, que envolvem diagósticos e mapeamentos da região, estudos sobre espécies de peixes, qualidade das águas, dentre outros.

Ainda na parte da manhã, o Prefeito de Bom Jesus do Itabapoana, Roberto Tatu, reforçou a importância da realização do Simpósio e destacou os esforços da prefeitura para o desenvolvimento de ações e projetos de cunho ambiental.



Na parte tarde, tivemos a quarta palestra, ministrada pelo Profº Flávio Lemos, que utilizou o documentário "Aventuras do Conhecimento pelo Rio Muriaé" para falar sobre a Educação Ambiental como uma estratégia de formação e transformação social. O documentário pode ser assistido abaixo.



Na sequência, o Vice-presidente do Comitê e Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Recursos Hídricos de Bom Jesus do Itabapoana, Evaldo Gonçalves, destacou diversas ações do município voltadas para a preservação ambiental, como por exemplo, os projetos de proteção de nascentes, áreas de recarga e recomposição de mata ciliar. A fala do Secretário também contemplou o Parque Municipal Sabiá Laranjeira, unidade de conservação criada como condicionante da instalação da Usina Hidrelétrica de Rosal. Atualmente, o parque passa por reformas e em breve já poderá ser visitado pela população.


A última palestra foi ministrada pela Profª Maria Justi, Meteorologista e Profª associada da UENF, no campus Macaé, que falou sobre " Previsão de Chuva: eventos extremos, variabilidade climática e cenários do clima futuro".


A realização do Simpósio marca um importante momento de aproximação do Comitê com os municípios da porção fluminense da Bacia do Itabapoana, e a criação e fortalecimento de parcerias, como o IFF, a Defesa Civil e o Comitê Capixaba da Bacia Hidrográfica do Rio Itabapoana.

Aproveito a oportunidade para agradecer ao Comitê pelo convite para apresentar minhas pesquisas!



Mais notícias sobre a realização do Simpósio podem ser acessadas no site da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana (clique aqui) e no portal do Instituto Federal Fluminense (clique aqui).
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário